Sexta-Feira 13 Lendas e Crendices


A junção do dia 13 com a sexta-feira é repleto de lendas e crendices, e está enraizada em muitas tradições e culturas.
Para alguns, este dia representa algum tipo de má sorte, para outros este dia é um dia comum e não representa nenhuma superstição.

Não se sabe dizer ao certo qual é a verdadeira origem da "Sexta-feira 13", já que as possibilidades de explicação para esta crença se encontram difundidas em diferentes culturas espalhadas pelo mundo.



De todas crendices, a justificativa mais conhecida dessa maldição vem do cristianismo.
Jesus Cristo foi crucificado em uma sexta-feira. E como sabemos, Ele celebrou a última ceia que, ao todo, contava com 13 participantes (Jesus e seus 12 apóstolos). Judas, o apóstolo que traiu Jesus, foi o 13º a chegar.



Outra justificativa conta que a maldição da sexta-feira 13 surgiu no início do período medieval, em oposição às religiões pagãs. Os escandinavos idolatravam Friga, deusa do amor e da beleza.
Com o processo de cristianização dos povos bárbaros, a igreja cristã a almadiçoou como bruxa.
Como vingança,Friga se reunia com outras 11 bruxas e o demônio, às sextas-feira, com o intuito de rogar pragas para almadiçoar a humanidade.


Outra história de origem da mitologia nórdica, fala sobre a confusão provocada por Loki, o deus da discórdia e do fogo, que resultou na morte de uma divindade, Balder.
Loki provocou a confusão, porque se sentiu ofendido por Odin, que não o convidou para a reunião promovida com 12 divindades.

Depois deste evento,criou-se a infâmia do número 13, pois acreditavam que um encontro com treze pessoas sempre terminaria mal.



De acordo com outra história, o rei da França, rei Felipe IV, sentia-se ameaçado pelo poder da Igreja, e com isso tentou se afiliar à ordem dos Cavaleiros Templários. Enfurecido por ter sido recusado, teria ordenado uma perseguição aos Templários em uma sexta-feira 13. Seus membros foram presos, torturados e, posteriormente, executados, acusados de heresia.


O cinema logo tratou de imortalizar esta data com a franquia "Sexta-Feira 13", um filme de terror protagonizada pelo psicopata, Jason Voorhees, um serial killer que, em grandioso estilo, ataca nessa mesma data, em Crystal Lake.



O fato é que até hoje, para muitas pessoas a sexta-feira 13 representa um dia de má sorte.
E para você, esta data tem alguma representação especial ou se trata apenas de um dia comum, como qualquer outro?


Referências:
wikipedia
universia

Vanessa Blogueira nas horas vagas. Adora internet, apaixonada por programas gráficos, tecnologia e web design,e fascinada pela arte obscura, pela cultura gótica e manifestações artísticas ligadas ao universo sombrio.
Links:Twitter | Google+

Gostou do artigo? Compartilhe-o na rede!

Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. nao sei se esses fatos sao rais!!!!mais pra mim aaa sexta feira 13 eee oo melhor dia ..... eu gustavo - zombie fasso niver em ujma 6 feira 13!!!!! mto legal luto eterno ooo son ee uma morte incompleta ......

    ResponderExcluir
  2. Adorei muito o site de vocês ! Muito lindo estão de parabéns *---*

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo o site adorei *---*

    ResponderExcluir
  4. Adorei o site muito maneiro. Estão de parabéns. Adoro tudo q têm a ver com terror. Continuem assim!!

    ResponderExcluir
  5. sexta feira 13 é um dia de celebração, se for lua cheia, melhor ainda!

    ResponderExcluir
  6. Só vejo gato preto e escadas abertas nas sextas 13

    ResponderExcluir

Seu comentário é SEMPRE bem vindo!
Assim que pudermos nós responderemos.
Ao deixar seu comentário, se quiser deixar a URL do seu blog, comente usando a opçãoOpenID
Muito obrigada e volte sempre!

 

Copyright © 2009-2015 - Universo Sombrio- Todos os Direitos Reservados | Template by Vanessa S. |