A história do Halloween

Happy Halloween


A Comemoração do Halloween acontece um dia antes do Dia de Todos os Santos, e tem suas raízes na antiguidade.
Por ser uma data que antecede o Dia de Todos os Santos, tem seu nome inspirado na expressão "All hallow's eve", que significa a "véspera de todos os santos".

Para muitos, esta festividade teria iniciado com os Celtas, a fim de afastar os maus espíritos de suas colheitas, e chegou à América do Norte pelos imigrantes irlandeses.

Os celtas, acreditavam que o mundo seria ameaçado na véspera do evento pela ação de terríveis demônios e fantasmas.
Por esta razão, a festa tem características fortes e é cercada por figuras bizarras e assustadoras, como zumbis, fantasmas, bruxas, entre outros, pois assim, acreditavam que poderiam afastar a influência dos maus espíritos que ameaçariam suas colheitas.

Os povos pagãos trouxeram esta influencia cultural, e logo o halloween foi associado à figura das bruxas e feiticeiras.
Elas se tornaram ainda mais recorrentes na medida em que a Inquisição perseguiu e acusou várias pessoas de exercerem a bruxaria, durante a Idade Media.
Da mesma forma, os mortos também se tornaram comuns nesta celebração.
Na Idade Média, as pessoas batiam de porta em porta pedindo guloseimas, mas, durante a depressão, as festas chegaram a ser tão violentas e destrutivas, que as autoridades civis intervieram para prevenir o vandalismo disseminado nas cidades ao longo dos Estados Unidos.

De festa pagã para honrar os mortos a celebração para quebrar regras e usar fantasias peculiares, o Halloween é uma tradição tipicamente norte-americana, e, embora distante de nossa cultura, vem a cada ano sendo mais comemorada por muitos brasileiros.


Por ter essa relação intrínseca ao mundo dos mortos, ao longo do tempo, o 31 de outubro já despertou diversas sensações nas pessoas:
- a tradição de ir porta em porta pedindo guloseimas;
- a tradição de vestir fantasias bizarras de zumbis, bruxas, monstros etc;
- o vandalismo no período da Depressão norte-americana,
- ou mesmo o medo implícito pelo Dia das Bruxas.

Aqui no Brasil, essa comemoração à festividade se iniciou através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão, e também dos cursos de língua inglesa, que colaboram para a propagação da comemoração da data, promovendo festas de Halloween.

Gostou do artigo? Compartilhe-o na rede!

Comente com o Facebook:

2 comentários:

Seu comentário é SEMPRE bem vindo!
Assim que pudermos nós responderemos.
Ao deixar seu comentário, se quiser deixar a URL do seu blog, comente usando a opçãoOpenID
Muito obrigada e volte sempre!

 

Copyright © 2009-2015 - Universo Sombrio- Todos os Direitos Reservados | Template by Vanessa S. |